segunda-feira, 27 de junho de 2011

Versão Brasileira de Rebelde faz sucesso entre os jovens.

Escolha do elenco

Os seis principais personagens de Rebelde: Alice, Pedro, Carla, Tomás, Diego e Roberta
O cantor Chay Suede participou da quinta temporada do reality show brasileiro Ídolos[53] - e logo após ser eliminado do programa, em setembro de 2010, já era cogitado para integrar o elenco da telenovela, em razão de sua popularidade junto ao público[54]. A saída dos atores Gabriel Braga Nunes, Tuca Andrada e Marcelo Serrado do elenco da emissora em 2010 teria sido visto como um fato determinamente para que a Record escolhesse Luciano Szafir para interpretar o papel de Franco Albuquerque, pai da personagem Alice[55].
Somente no final de outubro que seriam anunciados os atores que interpretariam os protagonistas[5]. Depois da definição, a emissora teria imposto aos protagonistas certas regras, como não se falarem entre si, não se envolverem em escândalos e não sairem juntos, para não terem uma superexposição na mídia[56]. Em novembro de 2010 tiveram início os workshops destinados à preparação dos seis protagonistas. Até então, a atriz Helena Xavier era cogitada para interpretar a avó do personagem de Suede[57].

Cenário e caracterização

Um colégio, denominado Elite Way, será o cenário da maior parte das tramas da telenovela. Para a caracterização dos alunos foi desenvolvido um uniforme que, embora similar ao utilizado na versão mexicana, deste distingue-se por pautar-se pelo uso de tons azuis ao invés de vermelhos.[58] Uma outra forma de diferenciar a trama brasileira foi estabelecer que os alunos estudariam num regime de semi-internato, podendo sair da escola nos finais-de-semana para retornar às suas casas - na versão mexicana, os alunos estudavam num regime de completo internato. Em decorrência disso, uma cidade cenográfica foi construída para retratar a casa dos pais dos personagens na Ilha de Guaratiba, no Rio de Janeiro. [59][60][61]
As cenas de briga entre os personagens se caracterização pela presença de onomatopeias, como nas histórias em quadrinhos[62].

Data de estreia e programação

A estreia da produção foi motivo de considerável indefinição. Inicialmente fora anunciado apenas o mês em que Rebelde seria exibida - março - mas sem uma data concreta. Posteriormente, fora confirmado que a estreia se daria em 21 de março - mesmo dia, mês e horário em que seria exibido o primeiro capítulo de Morde & Assopra, próxima "novela das sete" a ser exibida pela Rede Globo. Como apontou o jornalista Flávio Ricco em sua coluna, ao comentar sobre a reação da Rede Globo, principal concorrente da emissora, ao anúncio[63]:

Cquote1.png(...) ou a Record tem em mãos um excelente produto ou não entende nada de estratégia de programaçãoCquote2.png

O horário de exibição, apontou Ricco, já estava consolidado há anos na emissora concorrente, e a escolha da Record mostrava-se "ilógica"[3]. Posteriormente, a emissora anunciria que seriam realizados sorteios nos intervalos de Rebelde - uma ferramenta destinada à garantir melhores índices de audiência. Denominada "Rebeldemania", a promoção terá a participação dos apresentadores Rodrigo Faro, Ana Hickmann e Gugu Liberato e consistirá na realização de cinco perguntas sobre o capítulo exibido[64][65]. A promoção teria sido o motivo pelo qual a data, definida antes da emissora concorrente anunciar seu uso, ter sido confirmada, uma vez que a promoção estaria registrada na Caixa Econômica Federal, o que inviabilizaria a alteração na data de estreia.[66]
Estabelecido o horário em que a telenovela seria exibida, a diretoria Rede Record passou a questionar-se acerca de qual seria o programa mais indicado para ser exibido antes da mesma, como forma de ajustar a programação: se a série de televisão americana Everybody Hates Chris ou um telejornalístico, sendo inclusive cogitado o retorno do extinto programa Cidade Alerta[67].
Para tentar ganhar de Rebelde na audiência, o SBT alterou sua programação, e colocou para competir com a novela, a sessão Cinema em Casa[68].

Reprise da versão mexicana

Alfonso Herrera atuou nas telenovelas mexicanas Camaleones e Rebelde, e os direitos de exibição da última, supostamente, ainda seriam do SBT.
Faltando apenas duas semanas para a estreia, outra emissora, o SBT, exibiu em sua programação um anúncio de que a versão mexicana voltaria a ser exibida no mês de março, criando polêmica e sendo vista pela Record como uma provocação[69][70]. O diretor de programação do SBT, Murilo Fraga, disse que o teaser foi gerado por engano[70] - porém, mesmo após essa negativa, parte da imprensa passaria a noticiar que a emissora estava realmente cogitando exibir a reprise para concorrer diretamente com o remake brasileiro, através de uma suposta "brecha legal" no contrato que a emissora teria tido com a Televisa entre 2000 e 2008[71][72][73]. Essa revelaria-se uma inverdade, segundo Flávio Ricco[74]:

Cquote1.pngAinda se insiste em cogitar a reprise de “Rebelde” no SBT, porque a Record vai estrear a dela no dia 21. Silvio Santos não tem mais esses direitos. Se valer o que está escrito e assinado, essa possibilidade de reapresentar a novela não existe. Só se passarem por cima disso.Cquote2.png

Embora tenha sido cogitada ainda a possibilidade da reprise de Rebelde ocorrer a partir de abril de 2011, substituindo a exibição da telenovela mexicana Camaleones[75] no horário da tarde, a emissoria acabaria por anunciar, em março, apenas a exibição dos cinco primeiros filmes da série de adaptações cinematográficas da franquia "Harry Potter"[76]. Posteriormente seria anunciado que Camaleones seria sucedida pela exibição de uma reprise da telenovela Uma Rosa Com Amor, exibida em 2010 pela emissora[77].

Exibição e continuidade

Em abril de 2011, a Rede Record anunciou que no início do ano seguinte estrearia a nova telenovela da emissora, no mesmo horário de exibição[78]. Segundo o jornalista Daniel Castro, a emissora apontou Gustavo Reiz como autor da produção substituta, que seria baseada numa trama mexicana já escolhida por Gustavo e por Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da Record[79]. Enquanto a jornalista Patricia Kogut apontou que a telenovela Alcanzar una estrella seria esta trama[80], Castro afirmou que, assim como não há confirmação oficial por parte de Honorilton Gonçalves, vice-presidente artístico da emissora, para que a nova produção seja iniciada, também há a ordem para que se aguarde pelos resultados de Rebelde nos próximos meses e, caso os índices se mantenham em alta, é possível que o folhetim ganhe mais uma temporada[79].
Como parte da parceira entre a Televisa e a Rede Record, Rebelde será exibida no México[81][82]. Os episódios, dublados em espanhol, serão exibidos no país a partir de julho de 2011 pela emissora, e nos Estados Unidos, a trama será exibida pela Univisión[82].

0 comentários:

Postar um comentário